A Agência Nacional de Energia Eletrica adiou o leilão destinado à aquisição de energia elétrica dos sistemas isolados para os lotes I, II e III da Eletrobras Distribuição Amazonas. A sessão estava marcada para o dia 6 abril, mas foi suspensa em razão da apresentação de projetos alternativos ao projeto de referência previsto no edital.  

A nova data do certame será anunciada pela comissão de licitação a Aneel e deve ser postergada por pelo menos 30 dias. A agência reguladora manteve, porém, o leilão do lote único dos sistemas isolados do Celpa (PA), prevista para o dia 7 de abril, por entender que não tinha como adiar, porque as comunidades locais precisam com urgência desse atendimento.
 
O caso da Amazonas é diferente por causa dos projetos alternativos apresentados ao governo na última  segunda-feira, 28 de março. As regras da licitação permitem o adiamento em situações como essa, para que a Empresa de Pesquisa Energética possa avaliar as propostas e fazer eventualmente a habilitação técnica. As sessões do certame em Manaus e Belém estavam previstas inicialmente para os dias 21 e 22 de março, respectivamente, mas foram transferidas para o inicio de abril, após pedidos de adiamento feitos pelas empresas Enel Green Power, Guascor/Dresser Rand, BR Distribuidora/Petrobras e Aggreko.