Com o objetivo de implementar melhores práticas de governança corporativa, a diretoria executiva da Cemig aprovou a criação da Superintendência de Gestão de Compliance e Riscos Corporativos. O anúncio ocorreu por meio de comunicado enviado ao mercado na última segunda-feira, 28 de março.
 
Entre as atribuições da superintendência estão: desenvolver e implantar políticas e procedimentos para manter o nível de exposição a riscos da companhia dentro de um patamar planejado; zelar pela conformidade com Leis e regulamentos e pela conduta ética de nossos profissionais; coordenar e dar suporte às atividades corporativas de compliance e gestão de riscos.
 

"A Cemig reconhece a sua responsabilidade em fortalecer suas práticas de GRC (Governança, Riscos e Compliance) no atual contexto do país, razão pela qual adota medidas para que os riscos assumidos pela companhia sejam monitorados e tratados, aliados à postura de que a manutenção da conformidade com as Leis e com a conduta ética seja uma constante entre os profissionais que a representam", declarou a empresa.
 

Segundo a Cemig, a empresa tem revisto continuamente seus processos para que as melhores práticas de GRC sejam também usadas como referência pelas empresas do grupo, por fornecedores de materiais e serviços e demais empresas com as quais se relaciona. "Este novo e importante passo reflete uma nova fase da Cemig no contínuo desenvolvimento das medidas de integridade e gestão de risco."