A CPFL Eficiência concluiu projeto de autoprodução para a fabricante de calçados e artigos esportivos Alpargatas. O projeto, já em operação, é composto por nove geradores a diesel, somando 18 MW de capacidade. O contrato com a Alpargatas é de R$ 15 milhões por um período de 8 anos. A inauguração oficial do projeto acontecerá em 12 de abril.
Segundo a CPFL Eficiência, as máquinas foram instaladas nas plantas de Campina Grande e Santa Rita e estão ligadas diretamente às linhas de produção das fábricas. As usinas irão reforçar a segurança energética das unidades industriais da empresa na Paraíba, além de reduzir a compra de energia da rede de distribuição durante o horário de ponta. As unidades geradoras têm autonomia de 10 horas (consumo de 650 litros por hora).
"Esse é o primeiro contrato completo de autoprodução firmado pela CPFL Eficiência, desde a concepção global do projeto, passando pela implantação dos geradores e até a operação e manutenção das usinas”, diz o diretor da CPFL Eficiência, Luciano Goulart. A empresa incorporou o negócio de autoprodução da CPFL Serviços e tem o histórico de 97 MW de projetos construídos em 75 geradores em sete estados.
As discussões entre as empresas para o desenvolvimento do projeto tiveram início no começo de 2015, quando o país vivia a ameaça de racionamento de energia em razão da crise hídrica. O acordo entre as partes foi firmado em maio, sendo que as obras começaram em outubro e foram concluídas em janeiro de 2016. O projeto traz mais confiabilidade no suprimento de energia para as fábricas da Alpargatas, diminuindo a dependência da distribuidora local. Além disso, também reduz os custos com a compra de energia, uma vez que os geradores irão operar no horário de ponta, quando as tarifas industriais são mais caras.
O contrato firmado entre as empresas foi na modalidade BOT (construir, operar e transferir, na sigla em inglês). A CPFL Eficiência realizou o investimento e será remunerada pela prestação do serviço. Todo os ativos são transferidos para a Alpargatas ao término do contrato.
Além de ser responsável pela concepção e execução do projeto, a CPFL Eficiência representou a Alpargatas em todo o processo de licenciamento ambiental e nos trâmites legais com a distribuidora local para viabilizar a conexão das usinas na rede elétrica. “O projeto da Alpargatas cumpre todos os requisitos da legislação ambiental para emissão de poluentes”, acrescenta Goulart.
De acordo com a CPFL Eficiência, o contrato com a Alpargatas reforça a trajetória de crescimento da companhia, criada no final de 2014 para reforçar o portfólio de serviços e soluções energéticas da CPFL Energia para indústrias e comércio. Entre os acordos firmados está o com o grupo mineiro Algar, em setembro de 2015, que contempla a modernização dos sistemas de iluminação e climatização, a instalação de uma usina solar no data centers em Campinas (SP) e a expansão da planta solar do data center em Uberlândia (MG), além da migração da empresa para o mercado livre.
Outro contrato, firmado este ano, foi com uma empresa de saneamento na região Sul do País para a troca de motores por modelos mais eficientes. “O aumento das tarifas de energia tem intensificado a busca dos consumidores por soluções que reduzam os custos com energia, e a CPFL Eficiência tem atuado para oferecer projetos customizados que atendam as necessidades dos clientes”, afirma Goulart.