O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, participou nesta quinta-feira, 24 de março, da solenidade de entrega dos 159 grupos de geradores para 91 localidades de 56 municípios do Amazonas. Com investimento de R$160 milhões, os novos equipamentos garantirão energia contínua e sem interrupções para o interior do Estado. A ação inédita foi realizada no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), em Manaus (AM).
 
Os geradores também garantem o atendimento da demanda reprimida, pois ampliarão em 33% a potência instalada no interior do Amazonas. Serão mais 124,8 MW de energia para o interior, que atualmente possui 380 MW instalados. Os novos equipamentos serão instalados nas usinas termelétricas do interior em até 60 dias.
 
Durante a cerimônia, Braga destacou os benefícios dos geradores para o Amazonas. “Esses geradores garantirão energia elétrica de qualidade, geração de emprego e renda, e desenvolvimento social”.  O ministro destacou ainda alguns investimentos em andamento para o estado. “Aproveito para relembrar que nesta semana a presidenta Dilma Rousseff assinou o Decreto nº 8.695 que autoriza o governo, a partir de 15 de abril de 2016, a leiloar a concessão para construção de algumas linhas que interligarão diversas comunidades de nove Estados da Amazônia Legal às demais regiões do país, por meio do Sistema Interligado Nacional. Esses são apenas alguns investimentos que o Ministério de Minas e Energia pretende fazer para o estado”, declarou.
 
Braga também participou da cerimônia de inauguração do programa Luz Para Todos em duas comunidades do município do Careiro Castanho, também no Amazonas. O programa investirá R$ 2 milhões para levar energia elétrica para 184 famílias das comunidades de Boa Vista, localizada no Rio Castanho, e para comunidade Tilheiros, localizada na Estrada do Sumaúma, no Rio Janauacál. Na mesma solenidade, o ministro acompanhou ainda a entrega de um grupo gerador de 1.000 MW, na Usina Termelétrica, do Careiro Castanho.