A Comgás desenvolveu a solução energética para a nova fábrica da Mercedes-Benz, inaugurada nesta quarta-feira, 23 de março, e localizada em Iracemápolis (SP). A planta é a primeira do setor automobilístico autossuficiente em energia, utilizando a cogeração a partir do gás natural. A fábrica utiliza dois motogeradores da GE, cada um de 1,35 MW, que alimentam as estufas de secagem e pintura. O volume contratado é de 380 mil metros cúbicos de gás por mês.
O contrato da empresa com a Comgás foi assinado em fevereiro de 2015 e a Comgás disponibilizou o gás natural já a partir de novembro. "A cogeração possibilita melhor aproveitamento do gás, com mais eficiência e custos atrativos. Para uma indústria, trata-se de uma decisão estratégica que permite a sua independência energética, eliminando variáveis que estão fora do controle como eventuais apagões, quedas de energia, volatilidade nos preços e mudanças na regulação do mercado de energia elétrica", explica o gerente executivo de vendas diretas B2B da Comgás, Sergio Pais.
Segundo ele, a Mercedes já é cliente da empresa na unidade em São Bernardo. O projeto a gás natural permitiu a viabilidade de instalação da fábrica no município dentro do prazo e da demanda de suprimento energético planejados. O maior desafio da Comgás, de acordo com Pais, foi levar gás natural em tempo recorde para um município onde ainda não havia rede, que só passava em Limeira, município vizinho. Assim, a Comgás construiu uma rede de aproximadamente um quilômetro e uma estação redutora de pressão.