O projeto Recicle Mais, Pague Menos da AES Sul (RS), está completando três anos nesse mês de março. O projeto possui cinco pontos de coleta em Canoas, São Leopoldo e Sapucaia do Sul e consiste na troca de bônus na tarifa energética elétrica pelos resíduos recicláveis que são entregues pelos clientes residenciais. Dessa forma, é possível incentivar a população para que seja dada a correta destinação dos resíduos como plástico, vidro, papel e metal.

O Recicle é um investimento de R$ 2,1 milhões, que nesses três anos já conseguiu arrecadar mais de 2,4 milhões de quilos de resíduos e já permitiu que 179 clientes zerassem 413 faturas de energia elétrica com os bônus acumulados. O total de material arrecadado até o momento gerou bônus de R$ 420 mil nas contas de 47.114 clientes. Isso representa uma economia de 11.027.232,19 KWh de energia elétrica, que seriam necessários para produzir o material coletado para reciclagem. Para se cadastrar basta levar uma conta de energia elétrica até um dos postos de coleta, fazer a adesão ao projeto e já iniciar a entrega dos resíduos. Clientes residenciais de outros municípios da área de concessão da AES Sul também podem participar desde que levem os resíduos até um dos postos.

O projeto Recicle Mais, Pague Menos, além do benefício direto na conta de energia elétrica, também contribui para o meio ambiente, voltado para a sustentabilidade, evita que esses resíduos sejam descartados no meio ambiente ou em lixões.