A Standard & Poor’s reafirmou seus ratings ‘BB’ na escala global e ‘brAA-‘ na Escala Nacional Brasil atribuídos à distribuidora fluminense Ampla Energia. A perspectiva desses ratings em ambas as escalas permanece negativa. A S&P também reafirmou os ratings ‘brAA-‘ atribuídos às 6ª, 7ª e 8ª emissões de debêntures da concessionária e retirou o rating de recuperação ‘3H’ dessas dívidas. A agência ainda revisou o Perfil de Crédito Individual (SACP, em inglês para stand-alone credit profile) da Ampla, de ‘bb’ para ‘bb-‘.
 
"A revisão do SACP reflete nossa visão de que a empresa continuará apresentando métricas de crédito mais fracas nos próximos anos como resultado do maior endividamento. Em decorrência do enfraquecimento na geração de fluxo de caixa da Ampla, seu controlador tem lhe concedido empréstimos entre partes relacionadas para fortalecer sua liquidez", justificou a S&P.
 
A reafirmação dos ratings, continua a agência, segue uma visão de que a Ampla agora é uma subsidiária estrategicamente importante para a Enersis Americas S.A., sócio controlador em última instância. "Isso mostra que o Brasil representa uma parcela significativa das receitas e da geração Ebitda da Enersis Americas." O suporte do controlador à Ampla se observa nos empréstimos entre partes relacionadas que este concedeu à empresa nos últimos 12 meses para fortalecer sua liquidez.