A SolarGrid vai instalar painéis fotovoltaicos na Paróquia de São José, que fica no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro. A usina solar vai ter capacidade para gerar 1.700 kWh por mês, segundo a empresa. Essa será a primeira paróquia do Brasil a gerar sua própria energia. A economia esperada na conta de luz será de cerca de R$ 20 mil por ano.

O sistema de energia solar contará com 56 painéis fotovoltaicos, que ficarão no telhado do prédio paroquial. As placas serão instaladas em forma de cruz e poderão ser vistas do Corcovado. De acordo com a SolarGrid, a previsão é de que a usina comece a gerar energia em mais ou menos 90 dias, já considerando aí a instalação e homologação do projeto.

De acordo com a empresa, a igreja buscou a alternativa para se adequar ao documento proposto pelo Papa Francisco no ano passado. Na Encíclica Verde, o Papa pede, em linhas gerais, que todos cuidem do planeta, buscando alternativas renováveis de energia. O excedente de energia gerado será doado ao Parque Corcovado.