Márcio Zimmermann voltou a presidência da Eletrosul nesta sexta-feira, 18 de março, um dia após ter seu novo definido pelo conselho de administração. Ele substitui Djalma Berger, que presidia a estatal desde de julho de 2015, quando substituiu o próprio Zimmermann. Na diretoria Administrativa, Laércio Faria substitui, interinamente, o ex-diretor Paulo Afonso Vieira, que estava no cargo desde abril de 2008. Zimmermann já esteve na presidência da Eletrosul entre abril e julho de 2015.
Berger e Vieira deixaram a empresa depois que o diretório de Santa Catarina do PMDB anunciou que deixava de apoiar o governo Dilma Rousseff e entregou todos os cargos, que dispunha, como mostrou a Agência CanalEnergia esta semana.
Engenheiro eletricista por formação, desde 1980 Zimmermann é empregado de carreira da Eletrosul, onde exerceu vários cargos técnicos e gerenciais. Esteve à frente da Diretoria de Produção e Comercialização e da Diretoria Técnica da empresa, além de ter ocupado cargos no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Itaipu Binacional e Eletrobras. Nos últimos dez anos, atuou como secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético e secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), e foi ministro em 2010.
Atualmente, Zimmermann assessorava a Presidência de Furnas, também integrante do grupo Eletrobras. Ele já foi presidente dos conselhos de Administração da CGTEE, Cepel, Eletrosul e Empresa de Pesquisa Energética. Foi, ainda, membro dos conselhos da Petrobras, da BR Petrobras Distribuidora e do Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Com longa experiência no setor elétrico, Márcio Zimmermann é formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , pós-graduado em Engenharia de Sistemas Elétricos pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá e tem mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Laércio Faria, também empregado de carreira da Eletrosul, é advogado – formado pela Universidade Federal de Santa Catarina – e possui MBA em Gestão Executiva de Energia Elétrica pela Fundação Dom Cabral. Em seus 40 anos de empresa, já foi secretário geral, assessor de Relações Trabalhistas e, em 2000, diretor Administrativo e Financeiro. Atualmente, ele atuava na assessoria da Diretoria Administrativa.