A Agência Nacional de Energia Elétrica aceitou parcialmente recurso da Chesf e reduziu o valor de multa por atraso na implantação da 2º circuito da linha de transmissão em 500 kV Suape II – Recife II. A penalidade aplicada pela fiscalização  em 2013 foi reduzida de R$ 785,4 mil para R$ 120,1 mil, correspondente ao limite de 2% da Receita Anual Permitida fixada para o empreendimento. Esse valor ainda será atualizado, conforme previsto na legislação. 
 
Segundo a Aneel, foram constatados atrasos principalmente em marcos intermediários do cronograma da obra, que teve sua data inicial de 9 de outubro de 2013 alterada para 30 de dezembro de 2014 na época da fiscalização. Na atualização mais recente, a previsão de conclusão passou para 6 de outubro de 2017.

Entre os argumentos apresentados pela Chesf para o descumprimento dos prazos estão a demora na emissão das licenças ambientais e problemas na negociação com os proprietários de terras por onde passará a linha de transmissão. A empresa alegou também a necessidade de atender os prazos legais dos processos licitatórios para a contratação dos serviços.