A comunicação entre o Centro de Operações e Distribuição (COD) da AES Sul com as equipes de atendimento em campo ganhou um novo aliado. Desde o início de janeiro os profissionais utilizam smartphones com conexão wi fi, 3G e 4G e satélite para atendimento dos serviços. Por meio de dispositivos móveis as equipes em campo recebem do COD os serviços a serem executados e deslocam aos endereços indicados. Durante o processo de atendimento a equipe pode se comunicar com o COD via sistema, informando dados e condições da tarefa realizada.
A concessionária investiu R$ 3,2 milhões na nova plataforma e inovou na construção de uma aplicação que utiliza conceitos de de gestão por processos e “user friendly”, o que garante melhor suporte tecnológico para as atividades de operação na distribuição de energia. As informações ficam disponíveis em tempo real, possibilitando a análise do atendimento no mesmo instante. Segundo a AES Sul, o resultado dessa evolução é uma maior qualidade na gestão dos processos e das equipes, o que reflete positivamente no atendimento ao cliente. "Um exemplo disso são as ordens de serviço emergenciais que podem ser encaminhadas à equipe mais próxima do local", diz.
O novo sistema foi viabilizado em 2015, com a modernização do processo de leitura de consumo. Em seguida foram implementados os processos de atendimento às solicitações dos clientes e a recomposição de energia na rede, cobrindo cerca de 80% dos serviços realizados em campo. A cobertura total deve ser concluída até a metade de 2016. Equipamentos mais modernos e flexíveis, os smartphones são alternativa compatível às atuais necessidades, explica a empresa. Por questão de segurança, estes dispositivos são adaptados e bloqueados, ou seja, não podem ser utilizados para outra finalidade senão as específicas dos serviços de campo. Neste ano a AES Sul prosseguirá os investimentos na área de atendimento, desenvolvendo aplicativos que possibilitem ao cliente o acesso ao portfólio de serviços, via seu próprio smartphone.