A Paradigma Business Solutions, plataforma que oferece soluções para relacionamentos eletrônicos, gestão e comercialização de energia elétrica, projeta um crescimento de 25% neste ano em sua unidade de Energia e Utilities. A expectativa é considerada conservadora diante das oportunidades de negócios criadas com o aumento das migrações no mercado livre, disse Marcelo Villa Nova, diretor da Unidade de Negócios de Energia e Utilities da Paradigma.
 
Apesar da crise setorial, a tarifa de energia elétrica no mercado cativo se sobrepôs aos preços do mercado livre, o que tem gerado uma nova onda de migração de clientes. Para atender a toda essa demanda, as comercializadoras procuram aperfeiçoar os seus processos – e uma das maneiras é investir em novas tecnologias.
 
Em 2015, a Paradigma registrou um crescimento de 40% em seus negócios. Mas, segundo Villa Nova, o bom desempenho não aconteceu apenas pela questão comercial. A Paradigma investiu em novos produtos e em parcerias com empresas internacionalmente reconhecidas no mercado de tecnologia e energia elétrica, como a consultoria PSR, a Salesforce – que conta com a maior plataforma global de CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) – e a ClickSoftware, companhia de origem israelense que oferece soluções automatizadas de gerenciamento de força de trabalho móvel e otimização de serviços para empresas.
 
Ele conta que desde 2013 a Paradigma vem aperfeiçoando a sua abordagem com o mercado de geração e comercialização de energia. Essa mudança resultou na solução Paradigma WBC Risk Management: ferramenta de gestão de risco de contratos de energia que garante celeridade e segurança às operações de comercialização.
 
"Essa ferramenta acabou atraindo muito a atenção do mercado. Com isso criamos um fator inovador, onde esse tipo de produto teve uma boa adesão por parte das comercializadoras", disse Villa Nova. "É uma ferramenta que se mantém atualizada não só com as questões regulatórias, como também novas funcionalidades, novos relatórios, integração com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica", destacou.
 
Ele informou que Paradigma firmou um convênio de cooperação com o Instituto Federal de Santa Catarina, onde a empresa patrocinará uma sala e fornecerá todas as suas ferramentas para que os alunos de graduação possam experimentar e se preparar para o mercado.
 
"Hoje podemos dizer que estamos preparados para produzir uma plataforma de ETRM (Energy Trading e Risc Management) para o mercado, tanto para geração, distribuição quanto em comercialização de energia, entendendo toda a complexidade setorial que envolve esse tipo de negociação", garantiu.