A Copel Geração e Transmissão inaugurou na última quarta-feira, 9 de março, a subestação Paraguaçu Paulista II e a linha de transmissão associada ao projeto. O evento contou com a presença do diretor presidente da Copel GT, Sergio Luiz Lamy, e do secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, que esteve acompanhado de uma comitiva de integrantes da Secretaria e diretores da Cesp e da CPFL.
 
A SE Paraguaçu Paulista II fica no sudoeste de São Paulo e opera em 230 kV. A unidade conta com três transformadores monofásicos de 50 MVA cada, somando 150 MVA de potência de transformação total, e um transformador reserva para situações emergenciais. Além da subestação, foi construída uma linha de transmissão com 41,5 km de extensão que conecta Paraguaçu Paulista II a outra subestação já existente no município vizinho de Assis. O conjunto de obras recebeu cerca de R$ 58 milhões em investimentos.
 
No discurso, Lamy destacou a importância do empreendimento para São Paulo: “Este conjunto de obras traz benefícios para todo o sudoeste do Estado, pois além de aumentar a confiabilidade da rede de transmissão, ainda dá condições para o escoamento pleno da energia gerada nas usinas térmicas movidas a biomassa existentes na região durante a safra da cana-de-açúcar”, diz o diretor.
 
Meirelles elogiou a atuação da Copel: “Quero exaltar a desenvoltura da empresa na implantação de obras em nosso Estado. Hoje, comemoramos mais do que entrada dessa nova conexão, comemoramos as condições dadas à operação das usinas térmicas da região, que têm importante contribuição para a segurança energética”, disse.