A concessionária gaúcha CEEE entregou na última terça-feira, 8 de março, as obras de ampliação da subestação Vicente do Sul. O investimento de R$ 17 milhões dobrou a potência da subestação, reforçando a segurança do fornecimento de energia elétrica para mais de 83 mil consumidores da AES Sul em 18 municípios do Rio Grande do Sul.
 
Com estes recursos, informou a concessionária, foi possível modernizar integralmente o sistema de proteção e controle e adequar a configuração da subestação. "Assim, o principal benefício para São Vicente e cidades vizinhas é o aumento da confiabilidade, disponibilidade e capacidade de atendimento à demanda energética da região. Também garante que, em caso de falha ou necessidade de manutenção de equipamento, haverá capacidade por parte da CEEE de suprir a necessidade de fornecimento da distribuidora (AES Sul) por outros que estiverem em operação."
 
O secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Lucas Redecker, destacou o fato de a medida representar um incremento de 33% na oferta de energia para a região. “Não existe desenvolvimento sem energia e, por esse motivo, ela é fundamental para superarmos esse momento de dificuldade que o país vive”.
 
Para presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, um dos objetivos desta gestão está sendo alcançado com a entrega das melhorias. “Essa é uma das tantas obras que estão sendo concluídas e vão qualificar a energia fornecida para toda a região, uma vez que só investimentos são capazes de melhorar o fornecimento. Assim, estamos cumprindo também o desafio que nos foi lançado, de tornar a CEEE eficiente, eficaz e efetiva, com atuação voltada à satisfação do cliente”, resumiu.