A unidade de Energia & Utilities da Paradigma Business Solutions apresentou crescimento de 40% na receita da companhia em 2015 e aumento de 50% de sua base de clientes. A expectativa é que o segmento apresente um novo crescimento neste ano, de 25%.
 
Uma das estratégias da Paradigma foi construir parcerias com empresas reconhecidas no setor, como a PSR, uma das principais consultorias especializadas do setor de energia; a Salesforce, que conta com a maior plataforma global de CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente); e a ClickSoftware, companhia de origem israelense que oferece soluções automatizadas de gerenciamento de força de trabalho móvel e otimização de serviços para empresas.
 
“As parcerias ampliaram nossa oferta, que ficou distribuída no setor de energia, na área de comercialização, risco na gestão de contratos de energia e gestão de serviços de campo. Isso resultou na percepção de valor superior das ofertas da Paradigma em relação aos concorrentes, e que gerou o sucesso técnico-comercial em um ano de crise de mercado como 2015”, disse Marcelo Villa Nova, diretor da unidade de negócios de Energia e Utilities da Paradigma.
 
“O processo de evolução para o novo posicionamento da companhia com ofertas diferenciadas para o setor de Energia & Utilities foi iniciado há cerca de três anos. Colocamos o novo modelo em prática nos anos de 2013 e 2014 e começamos a colher os resultados em 2015, registrando um crescimento excepcional no segmento, mesmo em meio à crise econômica no país”, explicou Villa Nova.
 
Para 2016, o foco da unidade de Energia & Utilities da Paradigma será consolidar sua estratégia desenvolvida nos últimos três anos. A empresa planeja um crescimento de 25% da receita em 2016. A área tem como meta ampliar a sua base de clientes para outros setores dentro da área de Utilities, como gás e água. “Desde 2015, está havendo em um efeito migratório muito grande de empresas de energia saindo do mercado cativo e migrando para o mercado livre. Essas empresas criam uma demanda por negociação e gestão de contratos que ampliam as oportunidades de crescimento para a Paradigma”, concluiu Villa Nova.