A SEPCO1, empresa chinesa de engenharia que está no Brasil desde 2011, ganhou a licitação da CEEE-GT para construir três subestações de energia no Estado Rio Grande do Sul. Para apoiar a gestão de documentos entre as empresas, a ferramenta escolhida foi o Colaborativo, do Construtivo, empresa de Tecnologia da Informação especializada no setor de engenharia. A exigência de um gerenciador eletrônico de documentos nos editais da CEEE-GT se tornou um processo imprescindível para acompanhar as atividades executadas pelos parceiros. Isso porque a companhia consegue controlar em tempo real o andamento dos projetos, o que significa garantia que as obras serão executadas com segurança, transparência e dentro do cronograma.
 
“Além da disponibilidade do sistema no idioma nativo para os usuários chineses, que é um diferencial, escolhemos o Colaborativo por sua aderência aos requisitos técnicos exigidos pela CEEE, com base no atendimento, personalização, além de possibilidade de gráficos e análises e de uma rede personalizada de arquivos”, explicou o gerente regional da Sepco1, Cao Fubo.
 
O sistema gerencia de maneira automática a troca de informações e o processo de aprovação entre os projetistas da Sepco1 e da CEEE, trazendo automação do cronograma de entrega e geração de indicadores gerenciais aos envolvidos. Disponibilizada em nuvem, a ferramenta já contabiliza mais de três mil documentos armazenados, entre projetos e estudos para três obras: Santo Angelo 2, Passo Real e Guarita, esta última com previsão de entrega para maio de 2016.
 
A execução dos serviços de ampliação e adequação nas subestações, além de propiciar o atendimento da demanda de carga dos consumidores e aumentar a confiabilidade do sistema, visa o atendimento das autorizações do poder concedente, que estabeleceu prazos máximos para a entrada em operação comercial das instalações.