A Norte Energia realizou mais uma etapa na montagem dos equipamentos eletromecânicos da hidrelétrica Belo Monte. Nessa semana, a companhia posicionou o rotor do gerador de 1.200 toneladas na unidade geradora nº 2, da Casa de Força Principal do empreendimento. O rotor do gerador é um conjunto de equipamentos fundamentais para  a geração de energia em uma hidrelétrica.
 
Antes dele, a Norte Energia instalou o rotor da turbina, em janeiro passado. A peça de 320 toneladas  transformará a força da água do Rio Xingu em energia mecânica, que será transmitida pelo eixo da turbina, até chegar ao do rotor do gerador. É dele, junto com o estator, o trabalho de converter energia mecânica em energia elétrica.
 
A Norte Energia se prepara para ativar a Unidade Geradora 01 neste mês de março, inaugurando, assim, a geração comercial da maior hidrelétrica 100% nacional. A previsão é que a segunda turbina da Casa de Força Principal comece a operar no mês de maio, conforme o cronograma estabelecido em contrato de geração com a Aneel. Em 2019, Belo Monte terá potência instalada de 11.233,1 MW, quando estiver em plena operação com as casas de força Principal e Complementar em funcionamento. A energia gerada atenderá 60 milhões de pessoas em 17 estados brasileiros.