O Ministério de Minas e Energia avalia duas propostas apresentadas por investidores estrangeiros para a aquisição dos ativos de transmissão da Abengoa no Brasil. Um desses investidores estaria disposto a adquirir o pacote completo com todas as concessões, enquanto o outro demonstrou interesse em adquirir parte dos empreendimentos, o que levaria à devolução das demais outorgas e à execução das garantias contratuais aportadas pelo grupo espanhol.
“Estamos estudando [uma solução para os ativos da empresa]. Conversamos com os dois interessados e estamos analisando para ver se as propostas são viáveis e se são firmes do ponto de vista de viabilizar a entrega das concessões no prazo estabelecido”, revelou o ministro Eduardo Braga em conversa com jornalistas nesta terça-feira, 1º de março. Braga disse que a operação de transferência dos ativos teria que ser aprovada em juízo.
A Abengoa entrou no fim do ano passado com pedido preliminar de recuperação judicial na Espanha. A transmissora é responsável no Brasil por 6.300 quilômetros de linhas em construção. As obras estão paralisadas desde a divulgação da crise financeira da empresa, que é proprietária também de empreendimentos em operação no país.