O projeto GreenAnt, do Rio de Janeiro, foi o ganhador do Prêmio EDP Inovação, que chega ao fim após mais de seis meses e quatro fases. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, 26 de fevereiro, em São Paulo. Segundo a companhia, o projeto foi o vencedor "por apresentar o conceito mais inovador e sustentável, seguindo o tema Cidades Inteligentes, com qualidade e clareza de informações e lógica consistente do negócio".        
 
Idealizado pelos cariocas Pedro Bittencourt e Thiago Holzmeister, o GreenAnt é um dispositivo que, conectado ao quadro de disjuntores, identifica a assinatura de consumo de cada eletroeletrônico, permitindo que as informações captadas otimizem o controle do uso de energia. “Esse prêmio é um grande reconhecimento do nosso trabalho e um estímulo para continuarmos contribuindo para a inovação de setores tradicionais, como o de energia”, declarou Bittencourt.
 
Segundo João Brito Martins, diretor de Estratégia, Inovação e Organização da EDP, o objetivo da premiação é incentivar ideias que contribuam efetivamente para o desenvolvimento do setor elétrico e que permitam identificar novas oportunidades para a EDP.
 
A inventividade do HFE Power Module, mini transformador de baixo custo e maior eficiência, rendeu menção honrosa a Sergio de Andrade Coutinho Filho, de Indaiatuba (SP), que foi convidado pela EDP para continuar o desenvolvimento do protótipo apresentado. Há cinco anos a EDP reconhece ideias empreendedoras com potencial de desenvolvimento de negócios focados em redes inteligentes (Smart Grids), mobilidade elétrica, eficiência energética e energias renováveis. A premiação é voltada aos estudantes de cursos técnicos, universitários e empreendedores.