A CPFL Energia firmou contrato de R$ 174 milhões com a WEG para a construção e a ampliação de subestações para as distribuidoras CPFL Paulista, RGE, CPFL Jaguari, CPFL Sul Paulista, CPFL Leste Paulista e CPFL Santa Cruz. Os projetos beneficiarão 17 municípios da área de concessão do grupo em São Paulo e Rio Grande do Sul, proporcionando um serviço de melhor qualidade para 1,3 milhão de consumidores.
O contrato firmado prevê a construção de cinco subestações e a ampliação de 15 subestações existentes, através da instalação de novos transformadores de potência e equipamentos complementares. A WEG também irá modernizar as subestações existentes, instalando um novo sistema digital de proteção e controle. Em São Paulo, os investimentos serão realizados em Araraquara, Barretos, Bernardino de Campos, Botucatu, Campinas, Ibitinga, Itaí, Itapetininga, Jaguariúna, Jardinópolis, Ribeirão Preto, São José do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, São Simão, Sertãozinho e Sumaré.
Campinas irá ganhar a nova subestação Campinas 20 – San Conrado. A CPFL Sul Paulista vai construir duas novas subestações, a SE São Miguel Arcanjo e a SE Itapetininga 4. A CPFL Jaguari irá implementar uma nova subestação em Jaguariúna, a SE Jaguariúna 5 de 138 kV e 20 MVA de potência. No Sul, nas cidades de Alto Feliz e Flores da Cunha, áreas de concessão da RGE serão contempladas com obras. Em Alto Feliz, a RGE construirá uma nova subestação. Já a subestação existente em Flores da Cunha passará por ampliação e modernização, o que irá resultar em um aumento de 100% da capacidade de fornecimento de energia ao município, que também receberá um novo alimentador.
Quando concluídos, os 20 projetos, cujas obras serão executadas entre este ano e 2017, irão acrescentar 585 MW de potência ao sistema de distribuição do grupo, ampliando em 3,9% a capacidade da rede. Com isso, a malha de distribuição das concessionárias terá mais capacidade para atender ao crescimento de consumo das regiões beneficiadas, trazendo melhora contínua na qualidade do fornecimento de energia e mais flexibilidade na operação do sistema.