O sistema elétrico do agreste pernambucano recebeu um importante reforço na última quarta-feira, 24 de fevereiro. A Celpe (PE) colocou oficialmente em operação a Subestação Vertentes, ampliando a oferta de energia na região. Com investimentos de R$ 8,5 milhões, a nova unidade atenderá uma população de aproximadamente 70 mil habitantes. Ainda no primeiro semestre deste ano, a Celpe vai inaugurar as SEs Santa Cruz e Serrita, no Sertão pernambucano. Elas foram concluídas em 2015 e irão beneficiar mais de 80 mil pessoas. No decorrer do ano, a empresa irá construir dez novas SEs na Região Metropolitana do Recife e no interior.

Além do município de Vertentes, a subestação passa a beneficiar as cidades de Toritama, Taquaritinga do Norte, Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá. A ampliação do sistema elétrico resultará em um importante impacto para a economia local. Estrategicamente instalada em uma região que concentra diversas indústrias do setor têxtil, a nova unidade assegura maior confiabilidade e qualidade no fornecimento de energia aos clientes e empreendimentos do Polo de Confecções do Agreste.

De acordo com o presidente da empresa, o desenvolvimento está atrelado à oferta de energia de qualidade, um dos principais insumos da indústria. Segundo ele, a Subestação Vertentes entra em operação fundamentalmente para atender à demanda local e para tornar a região mais atraente a novos empreendimentos. Para permitir o suprimento da nova subestação, a Celpe construiu uma linha de transmissão, de 69 kV, com 14 quilômetros de extensão, entre as cidades de Toritama e Vertentes. Tecnicamente, a Subestação Vertentes tem capacidade instalada de 12,5 MVA. A unidade permitirá maior flexibilidade e reconfiguração do sistema elétrico na área possibilitando a redistribuição do atendimento de cargas das cidades da região.