A Copel comemorou na última sexta-feira, 19 de fevereiro, a renovação da concessão da UHE Parigot de Souza (PR – 260 MW), ao mesmo tempo que em que também celebrava os 45 anos da usina e os 100 anos de nascimento do engenheiro Parigot de Souza, que dá nome ao empreendimento. A cerimônia contou com a presença do presidente da empresa, Luiz Fernando Vianna e do governador do estado, Beto Richa.
A usina, que fica localizada na cidade de Antonina, no litoral paranaense, foi o primeiro grande empreendimento hidráulico da Copel. Ela gera energia suficiente para atender 750 mil pessoas. Na renovação das concessões desencadeada pela lei 12.783/2013, a Copel decidiu por não renovar de modo automático a concessão, por não concordar com as condições apresentadas. Quando a concessão da usina foi novamente a leilão, no ano passado, a empresa conseguiu arrematá-la. De acordo com o governador Beto Richa, a decisão foi acertada, já que a Copel foi preservada. Segundo ele, a renovação foi feita em condição mais acessível e benéfica para o Paraná.
A UHE Parigot de Souza tem barragem de 370 metros de comprimento e 74 metros de altura. A usina foi responsável por dois recordes na época: maior avanço médio mensal em escavação subterrânea em obras do gênero e maior volume de concretagem mensal no interior de túneis. Historicamente, é uma obra que contribuiu de modo determinante como propulsora para o desenvolvimento e o crescimento do Paraná, abrindo caminho para uma geração de grandes usinas.