No mesmo dia em que informações atribuídas a autoridades do governo falavam da possibilidade de intervenção administrativa e de retomada das concessões da Abengoa, representantes do grupo espanhol participaram de mais um encontro sem nenhuma proposta concreta no Ministério de Minas e Energia. Após a reunião com secretário-executivo, Luiz Eduardo Barata, o MME garantiu que uma solução para a situação da empresa, em processo de recuperação judicial na Espanha, “continua em estudo.”
“Não houve deliberação e as autoridades do Ministério de Minas e Energia continuam recebendo diversos empreendedores interessados nas operações e obras da Abengoa no país, em várias oportunidades”, informou a assessoria do MME nesta sexta-feira, 19 de fevereiro. A mesma resposta padrão foi dada pela empresa, que afirmou estar “em contato permanente com as autoridades locais e em busca de uma solução para os empreendimentos da empresa em fase de desenvolvimento no país.”
A Abengoa é responsável pela construção de 6.318 quilômetros de linhas de transmissão no país, mas empreendimentos importantes como a linha que vai levar energia de Belo Monte para o Nordeste tiveram suas obras paralisadas. Executivos da Abengoa têm se mantido em silêncio.
Em resposta à Agência CanalEnergia, a Abengoa informou, por intermédio da assessoria, que os esforços “estão concentrados em minimizar os impactos da suspensão de alguns dos projetos em construção e alcançar uma solução que seja adequada para todas as partes interessadas e afetadas pela situação atual.” Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica que participaram nesta sexta-feira da reunião no MME disseram que a empresa repetiu uma apresentação sobre o andamento do processo de recuperação judicial que já havia sido feita em outro encontro na Aneel.
Além do encontro na agência reguladora, ocorreram pelo menos outros dois no ministério durante a semana. A Abengoa aguarda manifestação da Justiça do Rio sobre o pedido de abertura do processo de recuperação judicial no Brasil. Até a tarde desta sexta-feira, nenhuma decisão havia sido anunciada.