A Siemens inicia este mês, na cidade de Manaus (AM), os trabalhos de uma nova unidade de atendimento totalmente dedicada a serviços integrados para sistemas elétricos. A ideia é criar mais um elo direto com o cliente e centralizar todos os serviços voltados para sistemas de energia, atendendo redes de transmissão, distribuição e indústrias em um domínio de controle dedicado e especializado.

“A região de Manaus possui um grande número de indústrias eletrointensivas, que demandam serviços de qualidade para a manutenção dos padrões de operação e ganhos em eficiência energética. Nos dias de hoje é imprescindível à maximização do desempenho dos ativos que compõem um sistema elétrico, desde um painel elétrico de baixa tensão até subestações de alta tensão. Para isso, uma gestão efetiva do ciclo de vida destes ativos, permitindo a entrega da melhor eficiência possível, alinhado com segurança e confiabilidade no fornecimento de energia, se faz necessário. E é isso que a Siemens está trazendo para a região”, explica Wikings Machado, diretor de Serviços da companhia.

Segundo Machado, a estratégia para evitar impactos financeiros e econômicos às empresas se torna ainda mais imprescindível no ambienta atual, com a elevação dos custos de energia elétrica, margens operacionais e de lucro achatadas por conta da crise e do aumento da competitividade. "Quanto melhor a empresa gerenciar seus ativos, mais vantagem terá no cenário atual", explica. "Essa é a mentalidade atrás da criação desse hub centralizado de serviços ao cliente: melhorar a relação custo benefício de um sistema elétrico ao longo de seu ciclo de vida", apontou.

A nova unidade contará com profissionais qualificados, atendendo tanto concessionárias de energia, quanto clientes industriais. Dentre os serviços a serem oferecidos pela nova unidade de negócios, destacam-se estudos elétricos, projetos, comissionamento, manutenção de equipamentos elétricos, fornecimento de sobressalentes, contratos de operação e manutenção, monitoramento online de ativos, treinamentos e ampliação e modernização de subestações.

“Com a manutenção preventiva e a capacitação da mão de obra, somadas aos serviços que ofereceremos aos nossos clientes, é possível obter, em alguns casos, um ganho de até 30% na vida útil de um equipamento, além de retornos expressivos em eficiência energética”, esclarece Machado.