A UHE Belo Monte (PA – 11.233 MW) realizou nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, o primeiro giro mecânico da Unidade Geradora 01 da Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte. A turbina, tipo Francis, tem capacidade individual de 611,11 MW. De acordo com presidente da Norte Energia, Duílio Diniz de Figueiredo, dentro de um mês a usina vai estar gerando energia de modo comercial nas duas casas de força do empreendimento.

O giro é o primeiro teste dinâmico para observar e ajustar o funcionamento da primeira das 18 turbinas de Belo Monte, com capacidade de 11.000 MW. O complexo hidrelétrico, em construção no Rio Xingu, no Pará, inclui ainda a barragem de Sítio Pimental, casa de força complementar, com potência de 233,1 MW, totalizando 11.233,1 MW.  O enchimento dos reservatórios Xingu e o intermediário, por meio do desvio das águas pelo Canal de Derivação de Belo Monte, foi concluído no último dia 13 de fevereiro, quando se atingiu a cota necessária para o início da operação.

No dia 14 de fevereiro, a Norte Energia abriu as comportas do conduto que leva a água para movimentar e distribuir a unidade, operação inicial e fundamental para realização do giro. O trabalho foi finalizado 82 dias após a emissão da Licença de Operação pelo Ibama, em 24 de novembro de 2015. As 24 turbinas de Belo Monte entrarão gradualmente em operação, atingindo a totalidade em 2019. Com todas as máquinas em atividade, Belo Monte beneficiará 60 milhões de pessoas em 17 estados do Brasil.