CPFL Energia aumenta em 20% inspeções em clientes para combater fraudes e furtos

Foram mais de 300 mil inspeções realizadas que recuperaram 330 GWh

As distribuidoras da CPFL Energia encerraram o ano de 2015 com um aumento de cerca de 20% no número de inspeções realizadas para identificar ligações irregulares ou clandestinas. Foram mais de 300 mil inspeções realizadas nos últimos 12 meses, segundo a empresa, que recuperaram 330 GWh de energia elétrica desviada do sistema da CPFL Energia. O volume, calcula a companhia, seria suficiente para abastecer aproximadamente 130 mil residências durante um mês.

Somente na área de concessão das distribuidoras CPFL Jaguari, CPFL Mococa, CPFL Sul Paulista e CPFL Leste Paulista foram realizadas três mil inspeções em 2015. "Além das inspeções em campo, a equipe trabalha com cruzamento de dados de consumo e inteligência artificial que permitem identificar mais facilmente as fraudes. O modelo que utilizamos atualmente é tão eficiente que é uma questão de tempo para identificarmos quem frauda ou furta energia elétrica", afirmou Dilson Fernando Martins, gerente de recuperação de energia da CPFL.

Atualmente, cerca de 300 colaboradores realizam, diariamente, o trabalho de recuperação de energia elétrica de fraudes e padrões de entradas irregulares. Hoje, as ligações irregulares representam menos de 2% no total de perdas de energia das distribuidoras da CPFL Energia.