A multinacional ABB reportou um lucro líquido de US$ 1,933 bilhão no ano de 2015, esse montante representa uma queda de 25% quando comparado ao obtido pela companhia em 2014, quando teve ganhos de US$ 2,594 bilhões. A companhia explica que esse desempenho está relacionado com a forte valorização da moeda norte americana ante o franco suíço. O lucro operacional por ação com a moeda constante teve aumento de 5%.

Mesmo com a queda do resultado financeiro quando convertido para o dólar, a companhia destacou que a estratégia chamada de Next Level, lançada em setembro do ano passado apresentou seu impacto positivo. A relação entre pedidos e receitas ficou estável no consolidado do ano de 2015, com um aumento de 5%. A carteira de pedidos fechou o ano com US$ 24,1 bilhões.
Esse resultado anual foi influenciado por US$ 626 milhões em reestruturação e despesas relacionadas a ajustes na organização. A estratégia, reportou a ABB, resultou em uma melhoria de 60 pontos base da margem Ebita operacional, para 11,8%. A geração de fluxo de caixa livre melhorou 16% desconsiderando a variação da moeda. Em sua avaliação, os principais fatores para essa maior rentabilidade foram a reviravolta, classificada como bem sucedida, de sistemas de potência e medidas contínuas de produtividade e redução de custos, que no ano passado somou cerca de US$ 1,2 bilhão.
A empresa aponta entre as perspectivas de negócios para os próximos anos nos três setores de grandes clientes da ABB – concessionárias de serviços, indústria e Infraestrutura e transporte – permanecem positivas. E elenca que os principais impulsionadores são a grande mudança na cadeia de valor da eletricidade, as melhorias da produtividade industrial por meio da internet das coisas, bem como a rápida urbanização e a necessidade de eficiência energética nos transportes e infraestrutura.