Após o temporal da última semana, em que ventos de até 120km/h deixaram cerca de 450 mil consumidores sem energia em Porto Alegre (RS), o presidente da CEEE-D, Paulo de Tarso Pinheiro, classificou como satisfatória a resposta dada pela distribuidora nas ações para restabelecer o fornecimento de energia. Ele usa como parâmetro chuvas de outubro de 2015, que atingiram toda a área de concessão da empresa. Naquela ocasião, em 22 horas quase a totalidade das unidades já estavam conectadas. Dessa vez, o evento climático, embora tenha ficado restrito a Porto Alegre, teve um efeito devastador muito maior e a empresa após 90 horas, estava com 99% das unidades.

"Dentro desse contexto, dada a violência e a extensão do problema, nossa resposta foi bastante assertiva", explica Pinheiro à Agência CanalEnergia. O executivo ressaltou ainda que o trabalho da distribuidora teve que ser feito com o apoio do Corpo de Bombeiros, para a remoção de árvores e vegetações que atingiam a rede. Somente a partir daí é que a CEEE podia começar a atuar na recomposição do fornecimento. Em uma mesma avenida, cinco postes sequenciados foram derrubados pelos ventos, ficando pendurados apenas pela fiação.

Ele também conta que os consumidores reconheceram o esforço da CEEE, que contou inclusive com a colaboração de funcionários de outras distribuidoras do estado e de equipes de outros órgãos governamentais. "A população expressou isso através de um processo de compreensão maior. Moradores se organizaram e serviram lanches para os funcionários", relata. A prioridade no plano de ação da empresa era de restabelecer a energia de hospitais, estações de água e de esgoto. A prefeitura criou ainda um comitê de crise para coordena as atividades.

Na manhã desta quarta-feira, 3 de fevereiro, a CEEE anunciava que os consertos dos danos do temporal seriam concluídos hoje. O últimos 110 clientes restantes em função do temporal estavam sendo atendidos no fim da tarde pelas equipes da concessionária.