A Brafer, empresa que fornece estruturas metálicas, anunciou uma aliança estratégica com a espanhola Clavijo para entrar no mercado de energia solar fotovoltaica no país. A meta é de fornecer trackers completos para as usinas solares e a sua montagem em campo. A empresa está de olho nos cerca de 2,5 GW de capacidade instalada já contratados em leilões no país nos últimos dois anos.

De acordo com a Brafer, o produto já está cadastrado junto ao BNDES e poderá ser adquirido por meio do Finame. Também estão incluídos no acordo, estruturas fixas monoposte ou biposte. A expectativa é de atender, prioritariamente, os empreendimentos em território nacional, mas a parceria levará esses produtos a outros países na América do Sul.
Como parte do acordo, a companhia espanhola será a responsável por fabricar os componentes de movimentação e controle das estruturas na Espanha. Apesar disso, calcula a Brafer, o índice de nacionalização do produto estará acima de 80%.
Por sua vez, a Brafer fabricará e galvanizará em sua fábrica os componentes da estrutura, fornecendo o conjunto completo aos clientes. Além disso, como opção, os investidores em usinas solares poderão contratar a companhia para a montagem, desde a execução das fundações até a fixação dos módulos.