A Subestação São José, localizada no município de Belfort Roxo (RJ), está recebendo novos bancos de transformadores e sistemas de proteção, automação e controle. Os reforços visam incrementar ainda mais a confiabilidade do sistema de Furnas para os Jogos Olímpicos de 2016.

De acordo com Cristiano Dias de Oliveira, da Divisão de Manutenção Eletromecânica Nova Iguaçu, três novos transformadores deverão entrar em operação até maio. Segundo ele, a empresa está em dia com o cronograma estabelecido. A entrada dos três novos equipamentos e a modernização do sistema de proteção fazem parte do programa de investimento de Furnas em São José, que é uma das unidades estratégicas da empresa para o período olímpico. As subestações de Adrianópolis, Jacarepaguá e Grajaú, também importantes para o sistema de transmissão e suprimento da região metropolitana do Rio de Janeiro estão incluídas neste programa.
 
Inaugurada em novembro de 1991, a subestação São José tem uma capacidade de transformação de 2.400 MVA e foi a primeira unidade de Furnas a contar com cabo de fibra óptica em linha de transmissão para apoio às telecomunicações. Duas linhas de 500 kV chegam a São José partindo das subestações de Adrianópolis e de Angra dos Reis. Da subestação saem 14 linhas de 138 kV que alimentam as distribuidoras Ampla e Light, responsáveis pela entrega da energia para os ramais de Cascadura, Cordovil, Triagem, Vilar dos Teles, Usina da Ilha dos Pombos e os municípios fluminenses de Caxias e Magé.  Concluído o programa de investimento a Subestação São José contará com sete transformadores novos, incluindo mais uma unidade reserva adicional.