A agência de classificação de ratings, Fitch afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo AA(bra) da terceira emissão de debêntures da Empresa de Energia Cachoeira Caldeirão no montante de R$ 156,5 milhões e com vencimento em 2030. A perspectiva da nota é estável. Essa avaliação, explicou a agência, reflete o avançado estágio de desenvolvimento do empreendimento que está em cerca de 94% do total, a revisão do cenário macroeconômico, que leva a índices de cobertura da dívida mais elevados e, sobretudo, as cláusulas de vencimento antecipado relacionadas a pedidos de recuperação judicial dos acionistas, que são a EDP e a CTG com 50% cada.

Entre os principais fundamentos dos ratings estão as garantias que mitigam riscos de conclusão da obra que está próxima de seu final esperando ainda o enchimento do reservatório e os testes das unidades geradoras. O risco operacional é limitado com suas atividades executadas de forma automatizada. Já a questão do MRE apresenta um risco classificado como mediano até porque assume que a empresa deverá aderir à repactuação do risco hidrológico, mitigando a exposição.
Além disso, aponta que o fluxo de caixa operacional é previsível e estável à exceção de déficits do MRE. A estrutura da dívida da empresa é classificada como adequada e há um baixo nível de endividamento uma vez que 53% dos recursos aplicados na obra são dos acionistas.