Os reservatórios da Usina de Boa Esperança, no Rio Parnaíba (PI/ MA); da Usina de Pedra, no Rio de Contas (BA) e de Sobradinho (BA) e Luiz Gonzaga (PE), ambos no rio São Francisco, tiveram seu volume útil elevado devido ao aumento das chuvas na Região Nordeste, neste mês de janeiro.
De acordo com a Chesf, que opera essas usinas, o reservatório da Usina de Sobradinho também apresentou uma alteração positiva. Até o início de janeiro estava com o volume útil em torno de 2%, o menor da sua história. No dia 26, por causa da mudança do quadro, já atingia 6,2%, praticando uma vazão de 800 m³/s, com afluência de 3.300 m³/s.
A Bacia do Rio de Contas se encontra em seu período chuvoso, fazendo o reservatório da Usina de Pedra atingir um armazenamento correspondente a 63,8% do volume útil. A elevação da sua vazão defluente, que é a água que sai, tem sido feita de forma gradativa e se encontra atualmente em torno de 360 m³/s, com afluência, a água que chega, de aproximadamente 550 m³/s.
A UHE Boa Esperança teve um aumento no seu volume útil para 43,5%, devido aos índices de chuvas acima da média histórica neste mês. Até o dia 26, a afluência foi de 980 m³/s. Já a defluência permanece em torno de 250 m³/s.
O reservatório da Usina de Luiz Gonzaga também apresentou aumento de águas. No início de janeiro estava com o volume útil em torno de 13%. Até o dia 26, já atingia 41,6%. Apesar do aumento do volume útil nesses reservatórios, segundo informações do CPTEC/INPE, a previsão climática para o final de janeiro e ainda fevereiro e março indica chuvas abaixo da faixa normal para grande parte do Nordeste. A Chesf mantém nas bacias desses rios postos para acompanhamento da situação hidrológica. Qualquer alteração nas vazões dos rios dependerá dos índices pluviométricos do período úmido em curso.