No começo de 2016, quatro novas subestações entrarão em funcionamento em Santa Catarina, atendendo os municípios de: Concórdia, Presidente Getúlio, Tangará e Santa Cecília. No fim de 2015, a subestação de Palhoça iniciou suas operações, o que aumentou a confiabilidade do sistema elétrico com a nova Linha de Transmissão de 138 mil volts, além da capacidade de fornecimento de energia em mais de 43% para a região.
As subestações de Concórdia, Presidente Getúlio, Tangará e Santa Cecília já estão em fase de finalização. Até fevereiro, todas devem estar operando. Juntamente com a SE Palhoça, estas obras representam um aumento de 2% na capacidade de energia total instalada da empresa. A Celesc ainda tem em andamento as obras das subestações de Florianópolis e Blumenau, com finalização prevista para julho e dezembro desde ano, respectivamente.
De acordo com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, a situação na região oeste do estado melhorou muito e agora o foco das atenções vai para o Vale do Itajaí. Para 2016 está previsto um investimento em torno de R$90 milhões no sistema de alta tensão, incrementando a capacidade de transformação da Celesc em mais de 5%, cerca de 350 MVA, o equivalente ao abastecimento dos municípios de Florianópolis e São José.