A Cemig atingiu a marca de 5 milhões de clientes atendidos pelo processo da leitura, impressão e entrega simultânea da nota fiscal e da conta de energia elétrica, o que corresponde a quase 72% dos clientes urbanos. O processo tem impacto direto na revisão tarifária, que prevê mecanismos que incentivam as concessionárias a reduzir custos e a ser mais eficientes na prestação dos serviços, podendo até resultar num reajuste menor no valor da tarifa de energia.
Segundo Eli Marques Moreira, analista de comercialização da Cemig, esse resultado é fruto do esforço da Cemig em modernizar os processos da empresa. Ele destaca que, agora, o desafio é expandir a LIS para a totalidade do mercado urbano até final de 2016, quando atingirá mais de 7 milhões de clientes cadastrados.
A LIS proporcionou, entre 2012 e 2015, uma redução de custo no processo de Gestão e Controle do Faturamento de 17,65%. Moreira ainda destaca que ela produz reflexo na satisfação dos clientes, por proporcionar transparência no faturamento da energia consumida e ampliar o prazo entre a apresentação e o vencimento da conta. Ainda de acordo com Moreira, o projeto de implantação da LIS torna o processo de faturamento mais eficiente, sendo uma solução com impacto positivo na revisão tarifária, contribuindo para tarifas menores e melhor qualidade dos serviços ofertados.
O analista também lembra que a evolução do processo de faturamento está evidenciada nos resultados do Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida, apurado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, especificamente no atributo "Conta de Energia Elétrica", que, mais uma vez, alcançou resultado de destaque, atingindo o índice de 93,5% e confirmando uma melhoria sustentável e contínua no processo nos últimos três anos.