A Indra, uma das maiores empresas globais de tecnologia, assinou um novo contrato com a KPLC (Kenya Power&Lighting Company), companhia fornecedora de energia elétrica do Quênia, para implantar o InCMS, tecnologia de gestão voltada para companhias energéticas. O escopo prevê uma evolução no sistema existente na KPLC com tecnologias avançadas no que diz respeito à mobilidade, soluções de autosserviço em multicanais e informação ao cliente. Para atender essa demanda, a Indra fará a implementação de seu sistema InGRID WFM (Work Force Management), desenvolvido no Centro de Excelência em soluções energéticas da Indra, localizado em Campinas (SP).
A solução InCMS permite automatizar e otimizar todo o ciclo comercial de empresas de eletricidade, gás e água (leitura, faturamento, cobrança e gestão integral do cliente). Além disso, facilita a realização a gestão de contratação e solicitações por meio de canais virtuais, agilizando a tomada de decisões e estabelecendo melhorias na qualidade do serviço ao cliente, com novos canais e menor tempo de espera. O sistema InGRID WFM (Work Force Management) permite a gestão automatizada, via dispositivos móveis, de ordens para a instalação e mudança de medidores, cortes e reconexões por falta de pagamento e inspeções, entre outros serviços.
Os novos canais de atendimento ao cliente, como um aplicativo on-line de autosserviço, aplicativo para dispositivos móveis e quiosques interativos dentro dos escritórios centrais de KPLC fazem parte desta solução fornecida pela Indra. Por meio disso, os consumidores poderão consultar informações sobre seus contratos, saldos ou compras pré-pagas, solicitar novos fornecimentos e segundas vias de faturas e realizar reclamações.
Este novo projeto reforça o posicionamento da Indra como a principal consultora de negócio e fornecedora de sistemas de informação para KPLC, com quem trabalha há 20 anos, e implantou os sistemas que administram atualmente as áreas corporativas, de geração, comercial e distribuição de energia. A KPLC é a empresa proprietária e operadora da maior parte do sistema de transmissão e distribuição de eletricidade no Quênia
A Indra também fechou há alguns meses outro importante contrato para implantar a InGRID.ECL (Energy Control & Losses), a solução desenvolvida pela multinacional de consultoria e tecnologia para o controle dos balanços e perdas de energia e água no setor utilities. O sistema permite o monitoramento sistemático dos fluxos de energia, identificando as perdas a partir de medidas de rede e consumos dos pontos de fornecimento. Analisa, além disso, o potencial de irregularidades no consumo dos pontos de fornecimento com contrato e por conexão direta, e caracteriza zonas e setores da rede por nível de perdas e sua evolução temporal. Outra importante entrada é o planejamento e acompanhamento do impacto das atuações de controle e redução de perdas de energia.