As distribuidoras da CPFL Energia atingiram a marca de 1 milhão de contas de luz enviadas por e-mail, o que representa 13% dos clientes atendidos pelas oito empresas do grupo. A companhia foi a primeira a alcançar esta marca entre as distribuidoras no Brasil. No total, a CPFL Energia atende 7,7 milhões de unidades consumidoras em municípios do interior do Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
 
Segundo o diretor Comercial da CPFL Energia, José Carlos Tadiello, essa marca de contas enviados por e-mail evitará o corte de 1.200 árvores por ano. Além disso, representará uma redução de custo operacional da ordem de R$ 500 mil por mês. 
 
“Isso faz parte de uma estratégia maior, que é de ampliar a relação digital com o consumidor”, disse Tadielo. “Estamos desenvolvendo permanentemente a nossa plataforma digital no sentido de dar mais facilidade aos nossos clientes. Essa questão da conta por e-mail vem para somar a essa estratégia”.
 
Para que a meta fosse alcançada, a CPFL procurou padronizar sua plataforma comercial nas oito distribuidoras e melhorou seus canais de atendimento. Além disso, para conscientizar os clientes a empresa fez campanhas em redes sociais, na conta de luz; utilizou e-mail marketing e ainda criou uma premiação para incentivar os atendentes do call center a oferecerem aos clientes a praticidade da conta por e-mail 
 
Pelo processo tradicional, o cliente precisa esperar até cinco dias entre a leitura e o recebimento da conta. Ao aderir ao recebimento por e-mail, o cliente ganha tempo para planejar o pagamento da fatura.
 
Segundo Tadiello, são três os objetivos da empresa com essa nova abordagem digital: aumentar a participação dos clientes, reduzir o uso de papel e aumentar a eficiência operacional das distribuidoras. Fazem parte do grupo a CPFL Paulista (SP), CPFL Piratininga (SP), CPFL Santa Cruz (SP), CPFL Jaguari (SP), CPFL Mococa (SP), CPFL Leste Paulista (SP), CPFL Sul Paulista (SP) e RGE (RS).