A dinamarquesa Vestas inaugurou na última segunda-feira, 18 de janeiro, sua primeira fábrica no Brasil, na cidade de Aquiraz, no Ceará. A unidade produzirá hubs e nacelles, com a expectativa de criar mais de 500 postos de trabalho diretos e indiretos. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana.
 
Além de atender aos clientes brasileiros, a expectativa da Vestas é que a produção da unidade de Aquiraz possa fornecer equipamentos também para outros países da América Latina. De origem dinamarquesa, a Vestas atua no Brasil desde 2000, onde já possui 364 turbinas instaladas, o que representa uma capacidade total para gerar 713 MW de energia. Além disso, a companhia já tem 376 MW em contratos firmes, a serem entregues com unidades produzidas na nova fábrica.
 
A nova unidade industrial da Vestas no Brasil ocupa uma área total de 20 mil metros quadrados, conta com um centro de estoque e distribuição e também com uma unidade para capacitação de pessoas, onde profissionais do Brasil e de países vizinhos passarão por cursos e treinamentos. Atualmente, a empresa opera e mantém 13 parques eólicos no país, como o da cidade de Xangri-lá (RS), que produz energia para a fábrica de automóveis da Honda, localizada em Sumaré (SP).
 
“Com um dos melhores ventos do mundo, o Brasil é uma das grandes apostas da Vestas para os próximos anos. Aqui, o mercado de energia eólica tem um grande potencial de expansão. O plano de investimentos que acabamos de executar reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do mercado de energia limpa no país”, destaca Rogério Zampronha, presidente da Vestas no Brasil.
 
Com uma carteira sólida no Brasil, a Vestas obteve, no mês passado, certificado Finame de conteúdo local do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o que confere aos compradores da companhia condições especiais junto ao banco de fomento. Para isso, a companhia articulou a criação de uma rede de fornecedores brasileiros para atender ao índice de nacionalização acima de 60% dos componentes que integram as turbinas eólicas.
 
A Vestas firmou parceria com as nacionais Aeris, produtora de pás eólicas e a ABB, responsável pela fabricação de geradores. “As parcerias com as empresas brasileiras reforçam o desenvolvimento da cadeia produtiva local e demonstram nossa confiança neste mercado”, finaliza Zampronha.