No início de 2014, a BRMalls procurou a Schneider Electric, para ajudá-la a reduzir um dos seus maiores gastos: a conta de energia elétrica. Hoje, quase dois anos depois, a BRMalls monitora o consumo de seus 38 shoppings administrados em todo o Brasil graças a uma tecnologia de Eficiência Energética da Schneider Electric, a Web Energy.
 
A Web Energy atualiza os dados de monitoramento a cada 15 minutos e gera relatórios customizados de acordo com a necessidade do cliente, além de simular a fatura de energia elétrica. De acordo com Mathieu Piccin, gerente de Energy & Sustainability Services da Schneider Electric, caso a meta de consumo ou demanda contratada junto à concessionária de energia seja ultrapassada ou o fator de potência esteja fora dos limites normativos, alarmes são enviados por e-mail ao cliente.
 
A BRMalls queria mais do que os alertas e desafiou a Schneider Electric a inovar e criar uma plataforma em que fosse possível visualizar, simultaneamente e sem interrupções, gráficos com medições de consumo e demanda de todos os seus shoppings. Hoje, a empresa conta com uma sala de controle equipada com monitores que mostram, em tempo real, o consumo de cada um de seus 38 shoppings administrados. Para Ricardo Tiecher, Especialista Corporativo de Operações na BRMalls, agora é possível analisar e comparar as informações rapidamente e agir de forma mais assertiva para evitar gastos desnecessários e potencializar a economia de energia.
 
Quando shoppings com perfil energético semelhante apresentam consumos muito distintos em um mesmo período, por exemplo, a área corporativa entra em contato imediatamente com a equipe local para entender o que está causando o comportamento fora do padrão e, se necessário, adota medidas corretivas. Com a tecnologia da Web Energy, é possível identificar as áreas dentro do shopping que consomem mais energia e, então, planejar melhorias como a troca de equipamentos por modelos mais eficientes e sustentáveis.
 
A Web Energy é uma tecnologia de baixo custo. Não demanda altos investimentos e tem um custo mensal por ponto instalado. Segundo Ricardo Tiecher, com a instalação da Web Energy, a BRMalls passou a ter uma visão mais crítica do perfil energético, e agora toma decisões mais rápidas e de alto impacto para reduzir gastos com o insumo.