Piauí comemora inauguração de mais um conjunto de parques eólicos no estado

Cerimônia de descerramento de placa contou com a presença do governador Wellington Dias

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 14 de janeiro, mais um conjunto de parques no estado do Piauí. O Complexo Eólico Chapada do Piauí tem 436 MW de capacidade instalada e foi construído pela ContourGlobal em parceria com a Chesf. O Governador do Piauí, Wellington Dias, participou da cerimônia e destacou a importância da fonte para o estado. “O Piauí tem a consciência que esse nosso potencial ajuda o Brasil”, declarou.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica, estão instaladas em solo piauiense 750 MW em usinas, o que significa dizer que 10% dos parques eólicos em operação no Brasil estão no Piauí. Há ainda em construção outros 1,1 GW, projetos estes que deverão entrar em operação nos próximos quatro anos.
  
O governo estadual tem se empenhado para apoiar geração eólica, criando políticas adequadas que incentivem os empreendedores, como a isenção de tributos, construção de estradas, apoio nos processos de licenciamento ambiental e regularização fundiária. “Quando o investidor chega e apresenta o seu projeto, nós pedimos um cronograma. A partir dali é um projeto também do Estado. O governo do estado e a nossa equipe se soma ao empreendedor para garantir agilidade na implantação planejada”, disse Dias.

Segundo o secretário de Energia Renovável do Piauí, Luis Coelho da Luz Filho, a energia eólica “preencheu o vazio” do desenvolvimento social e econômico do estado. “Você casou o desenvolvimento sustentável com a oportunidade para os moradores da região”, declarou, destacando que a Chapada do Piauí é uma região pobre economicamente e vive basicamente da agricultura, em especial da mandioca.

A ContourGlobal e a Chesf investiram R$ 1,8 bilhão no empreendimento, sendo que R$ 1,3 bilhão foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Os projetos comercializaram energia nos leilões de Reserva e A-3 de 2013 e possuem contratos de suprimento pelos próximos 20 anos. A característica do vento do Piauí, de 10 metros por segundo, proporciona uma maior geração no período da noite e nos meses de junho a outubro.

*O repórter viajou a convite da ContourGlobal