A hidrelétrica de Belo Monte (PA-11.233 MW) concluiu na última quarta-feira, 13 de janeiro, o enchimento do recinto do canal de fuga, um dia após o início. Segundo a Norte Energia, o trabalho foi possível após conclusão das obras civis do canal e a vedação das comportas do tubo de sucção do circuito de geração 01, que agrega oito das 18 turbinas da Casa de Força Principal do empreendimento.

Em pouco mais de 24 horas, foram equalizados os níveis de água do canal de fuga com o Rio Xingu na cota 2,94m acima do nível do mar. Neste momento, o canal suporta um volume de aproximadamente 7,5 milhões de metro cúbicos de água ao longo dos seus 1.800 metros de comprimento e 700 metros de largura.

O canal é a estrutura responsável por restituir a água que passa pelas turbinas de Belo Monte ao leito natural do Rio Xingu. De acordo com a empresa, a atividade de enchimento é fundamental para permitir a geração comercial da primeira unidade geradora, das 18 previstas na Casa de Força Principal de Belo Monte.

Protegidas pelas comportas de vedação do tubo de sucção e pela ensecadeira de terceira fase, as obras de concreto e montagem eletromecânica seguem em ritmo acelerado, nos Circuitos de Geração 01 e 02, cuja entrada em operação da primeira máquina é prevista para março deste ano. A casa de força principal conta com 18 turbinas somando 11 mil MW de capacidade e a casa de força complementar, com seis unidades com 233,1 MW. A conclusão da usina está prevista para 2019.