A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu na última sexta-feira, 8 de janeiro, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA- (bra) ’ para a segunda emissão de debêntures da Centrais Eólicas de Caetité Participações S.A., no valor de R$ 33,5 milhões, com vencimento em 2028. A perspectiva é Estável. O projeto foi totalmente desenvolvido e patrocinado pela Rio Energy.
De acordo com a Fitch, o rating da segunda emissão de debêntures do complexo eólico reflete fatores como a fiança bancária do projeto, que mitiga 100% de seus riscos de conclusão e de ramp-up; os mecanismos anuais e quadrienais de compensação dos contratos de venda de energia; o volume de energia vendido a P90; a exposição ao Preço de Liquidação de Diferenças de 15% das obrigações contratuais e a alavancagem moderada.
Ainda segundo a Fitch, uma ação de rating negativa poderá ocorrer em caso de volumes de geração de energia abaixo de P90 por períodos sucessivos ou o aumento de despesas e custos operacionais acima de 15% do valor assumido. Já uma ação positiva pode acontecer caso o projeto apresente desempenho operacional e financeiro acima das expectativas assumidas pela agência em seu cenário-base por períodos sucessivos.