A Centrais de Geração Eólica está com processo licitatório aberto para contratação de aerogeradores necessários para a implantação do Complexo Eólico Itaguaçu da Bahia. O contrato é na modalidade “DDP”, envolvendo fabricação, fornecimento, teste de fábrica, transporte, seguros, montagem, supervisão de montagem e comissionamento dos equipamentos. As propostas deverão ser apresentadas pelos interessados no próximo dia 25 de janeiro, devendo atender a todos os requisitos. A CGEOL foi constituída em abril de 2014 para implantar projetos eólicos vencedores do leilão A-5 de 2013. Nesse caso, ela implanta projeto da Itaguaçu da Bahia Energias Renováveis S.A. (IBER), que é controlada por Furnas. O edital está disponível neste link.
 
O Complexo Eólico Itaguaçu da Bahia fica localizada na cidade de mesmo nome e é composto por dez parques que somam 280 MW de potência instalada. Cada parque vai ter 14 aerogeradores de 2 MW cada. O edital diz que somente poderão participar empresas que atuem no ramo de atividade compatível com o objeto da licitação. Será possível formar consórcios para a disputa, com limite de três empresas. A líder do consórcio deve ser nacional.
 
O preço máximo que a Itaguaçu da Bahia Energias Renováveis se propõe a pagar é de R$ 1.429.501.852,00, tendo como base o mês de novembro de 2015. Os recursos para o pagamento virão da própria IBER, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e de terceiros. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos no e-mail edital.iber@cgeol.com.br.