Usina de Teles Pires ganha mais uma turbina para operação comercial

UG2 de hidrelétrica tem 364 MW de potência. Eólicas no Nordeste recebem autorização para iniciar testes

A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou nesta quarta-feira, 30 de dezembro, o início da operação comercial da unidade geradora nº 2 da UHE Teles Pires. A hidrelétrica fica localizada nas cidades de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA) e a turbina liberada tem potência de 364 MW. A Aneel também liberou o início da operação comercial em duas usinas da Araguaia Geradora de Energia. As CGHs Araguainha e Alto Garças, No Mato Grosso, receberam autorização para operar 1 MW cada uma. Em Sento Sé, na Bahia, quem recebeu aval para começar a operação comercial foi a unidade geradora UG2 da EOL Morro Branco I. A unidade tem potência de 2,3 MW.

Para início da operação em teste, a Aneel relacionou eólicas na região Nordeste. No Rio Grande do Norte, a liberação veio para o complexo Serra de Santana. Na EOL Serra de Santana I, foram 20 MW em dez unidades. Nas EOLs Serra de Santana II e III, foram 15 unidades que somam 30 MW em cada usina.

Na cidade de Simões, no Piauí, 17 turbinas da EOL Ventos de Santo Augusto IV podem começar a operação no modo teste. As turbinas totalizam 28,9 MW de potência.