A Silver Spring Networks anunciou oficialmente o Starfish, um serviço global de rede sem fio, padrão IPv6, para Internet das Coisas. A empresa já tem entregues mais de 22 milhões de dispositivos conectados em suas redes de IoT nos cinco continentes. O Starfish vai permitir que empresas de energia, comerciais, cidades, gás e água e desenvolvedores tenham acesso a um serviço de rede IoT escalável, confiável e seguro com acordos de nível de serviço que atendam suas necessidades. O serviço estará inicialmente disponível nas cidades de Chicago, San Antonio, e San Jose nos Estados Unidos; em Bristol, Copenhague e Glasgow na Europa; e em Calcutá, na Índia. A partir de 2016, a meta da empresa é expandir a cobertura do Starfish para Internet das Coisas para toda América do Norte, América Latina, Europa, Ásia Austrália e Nova Zelândia.

O Starfish está baseado no padrão aberto de interoperabilidade sem fio IEEE 802.15.4g (Wi-SUN) e eleva o nível do que se espera de uma rede IoT, entregando até 1.2 Mbps de velocidade, 10 milissegundos de latência, até 80 quilômetros de alcance ponto-a-ponto e praticamente ilimitado em mesh, rede multi-transportes, e segurança, confiabilidade escalabilidade de grau industrial. Ele também vai proporcionar o gerenciamento de classe mundial de aplicações e dispositivos, funções de controle, uma plataforma de dados em escala IoT e acesso a um dos maiores ecossistemas abertos de parcerias da indústria.

De acordo com Mike Bell, com o serviço de rede IoT Starfish, a Silver Spring está abrindo uma das redes de IoT mais confiáveis, escaláveis e seguras. Segundo ele, a intenção é tornar o acesso ao potencial da Internet das Coisas tão simples quanto assinar um plano de serviço. Por mais de uma década, a Silver Spring implanta redes mesh sem fio, padrão IPv6, para alguns dos usuários e aplicações mais rigorosas do mundo – com mais de 22 milhões de dispositivos habilitados pela Silver Spring, projetados para proporcionar confiabilidade de 99,9% ao longo de centenas de milhares de quilômetros quadrados em topografias urbanas densas e rurais remotas extremamente variadas e em ambientes externos hostis. Com o Starfish, seus usuários poderão ter acesso a uma rede IoT comprovada, segura, confiável e escalável que hoje já conecta milhões de dispositivos críticos. 

O lançamento internacional inicial do Starfish inclui colaboração com o programa de Cidade Inteligente de Bristol “Briston Is Open”, com a CESC em Calcutá, com o Illinois Institute of Technology em Chicago e uma parceria de demonstração com a Cidade de San Jose, além de disponibilidade adicional do Starfish planejada para as cidades de San Antonio, Texas, Copenhague e Glasgow.