A Assembleia Geral Extraordinária da Eletrobras realizada nesta segunda-feira, 28 de dezembro, aprovou pontos importantes para o processo de privatização da Celg Distribuição (GO). Os acionistas aprovaram a prorrogação da concessão da empresa. Além disso, aprovaram, por maioria, a alienação do controle acionária da distribuidora goiana em leilão a ser promovido pela BMF&Bovespa, conforme preço mínimo e condições estabelecidos. A venda deve ocorrer até o final de 2016.

A medida está condicionada à anuência da Aneel para repactuação da divida da Celg-D, em moeda estrangeira, referente a conta de Itaipu, para que seja convertida em moeda nacional, com remuneração mensal pela taxa Selic e pagamento no prazo máximo de 120 meses, considerando carência e amortização.

A pedido do acionista controlador, a União, foram retirados da pauta a apreciação da renovação das concessões das outras distribuidoras Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima, além das providências necessárias para alienação do controle e do aumento de capital das federalizadas.