A Abengoa assinou um empréstimo com credores financeiros de € 106 milhões, que servirá como uma injeção econômica. A empresa está protegida por três meses, prorrogáveis para quatro, pela lei de insolvência da Espanha. Isso permite a companhia proteger e preservar seu valor enquanto trabalha no desenvolvimento de um plano de viabilidade apropriado para seu futuro. A Abengoa acredita que o plano aumentará a confiança dos stakeholders ao focar todos os esforços no futuro da companhia.
"No momento, o principal objetivo da Abengoa é encontrar a melhor solução para todos os atores envolvidos – empregados, investidores, consumidores, fornecedores e comunidades onde a companhia está presente", afirmou no comunicado em inglês divulgado na última quinta-feira, 24 de dezembro. A empresa se disse totalmente comprometido com esse objetivo, trabalhando dia e noite com organizações conselheiras para assegurar o melhor resultado e atingir o consenso sobre do plano de viabilidade
A Abengoa está trabalhando com dois times: Alvarez & Marsal, especializada em assegurar a viabilidade de companhias; e Lazard, com longa experiência na negociação com entidades financeiras, que também está colaborando na venda de ativos não estratégicos.