A Copel preparou um amplo pacote de investimentos em obras, manutenção, serviços e diversificação do atendimento no litoral do Paraná para garantir a qualidade do fornecimento de energia neste Verão. Ao todo, R$ 10,7 milhões foram aplicados na expansão e modernização da rede elétrica, conferindo benefícios permanentes para a população da região. A companhia também vai oferecer internet wi-fi grátis na orla das praias e reforçar as equipes de atendimento até o Carnaval de 2015.
A empresa iniciou uma revisão completa na rede de distribuição no primeiro semestre de 2015. As obras incluíram a substituição da rede convencional por cabos compactos e a automatização da rede elétrica. A instalação dos cabos compactos, contribui para reduzir em até 70% o risco de queda de luz causada por galhos e objetos sobre a rede. Já a instalação de chaves automatizadas permite que, em caso de falta de luz, o Centro de Operações da Copel em Curitiba identifique o local da ocorrência na rede e, através de um comando remoto, restabeleça a energia para a maioria dos clientes antes mesmo de enviar uma equipe ao local. Para o diretor-presidente da Copel-D, Vlademir Daleffe, as melhorias serão extremamente importantes para garantir a qualidade da energia fornecida. Segundo ele, o objetivo principal do trabalho é que não falte energia, mas caso isso aconteça, ela deve estar preparada para que o retorno seja providenciado o mais rápido possível.
Na Ilha do Mel, a Copel investiu R$ 450 mil para enterrar 900 metros de cabos no Morro de Sabão. A iniciativa aumentou a segurança para os praticantes de voo livre e parapente. Outros R$ 100 mil foram aplicados para melhorar a ligação entre as ilhas do Mel, das Peças e Superagui. Para a manutenção da rede de distribuição, as equipes técnicas fizeram inspeção preventiva, utilizando equipamentos modernos de termovisão, que identificam pontos com aquecimento além do normal, permitindo que falhas futuras possam ser prevenidas. Também foram feitas podas e roçadas para diminuir o risco de falta de energia causada pela vegetação próxima à rede.
As medidas incluíram ainda o aumento no efetivo de equipes que atuam no atendimento a emergências e obras de manutenção. Já os operadores de subestação permanecerão nas instalações durante a noite, para garantir a rápida intervenção em caso de problemas no sistema elétrico. A Copel vai repetir nessa temporada o atendimento emergencial com motocicletas. Caso haja desligamentos acidentais, os eletricistas realizam o primeiro atendimento com motos para identificar e isolar o problema rapidamente, contribuindo para restabelecer o fornecimento para até 80% da área afetada em questão de minutos.
Nesse verão, a Copel Telecom oferece mais uma vez pontos de internet sem fio gratuita no litoral paranaense. Os aparelhos estão sendo instalados e devem entrar em funcionamento no início de janeiro. São cerca de 100 estações transmissoras de sinal wi-fi – o dobro do que foi instalado no verão passado. Haverá pontos de acesso em Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel. A novidade deste ano serão os pontos de Paranaguá, Antonina e Morretes. O serviço ficará disponível até o carnaval de 2016.