A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA (bra)’ da Cemar (MA) e de suas emissões de debêntures. A perspectiva do rating corporativo é estável.

De acordo com a Fitch, a afirmação do rating vem da expectativa que a Cemar será capaz de manter forte perfil financeiro, com alavancagem financeira líquida abaixo de duas vezes, alongado perfil de vencimento da dívida e robusta posição de liquidez, mesmo após a próxima revisão tarifária em 2017. A melhora do perfil de crédito consolidado de sua controladora, a Equatorial Energia e de outra distribuidora de energia do grupo, a Celpa (PA) também é positiva para a Cemar.

No entanto, o perfil de crédito da Cemar ainda continua, de alguma forma, limitado, pela menos robusta qualidade de crédito de ambas as companhias. Os ratings da Cemar se apoiam em seu sólido desempenho operacional. A companhia apresenta adequada administração de custos gerenciáveis, consistente evolução de seus indicadores operacionais e perspectivas positivas de continuidade de crescimento do consumo de energia em sua área de concessão, ainda que o desfavorável ambiente macroeconômico possa dificultar o combate às perdas, elevar o nível de inadimplência e resultar em taxas menos expressivas de aumento do consumo.

O perfil financeiro da Cemar é conservador e se caracteriza por apresentar reduzida alavancagem, mesmo após ter sua geração operacional de caixa pressionada, em decorrência da implementação da revisão tarifária em agosto de 2013. A estratégia financeira da empresa foca a contratação de dívidas de longo prazo e de baixo custo para financiar seus investimentos programados, o que beneficia seus índices de cobertura da dívida.