Na última sexta-feira, 18 de dezembro, a Standard & Poor’s incluiu em sua lista de “creditwatch” negativo o rating ‘brAA’ atribuído à emissão de debêntures simples e não conversíveis da Norte Brasil Transmissora de Energia, no valor de R$ 200 milhões e vencimento em 2026. Creditwatch é uma definição usada quando a agência acredita que há probabilidade de realizar uma ação de rating no prazo de 90 dias. Segundo a agência, a classificação reflete um potencial contágio do pedido de recuperação judicial do acionista controlador, a Abengoa.
A Norte Brasil Transmissora de Energia S.A. é uma sociedade de propósito composta por Abengoa Concessões Brasil Holding, Eletronorte e Eletrosul, empresas estas não avaliadas pela S&P. A SPE foi criada com o objetivo de explorar a concessão do serviço de transmissão da eletricidade gerada pelo complexo hidrelétrico no Rio Madeira (Jirau e Santo Antônio). O sistema de 2,3 mil km de extensão parte de Porto Velho (RO) e vai até Araraquara (SP), passando por cinco Estados.
No início de dezembro, espanhola Abengoa entrou em processo de recuperação judicial para evitar a insolvência. Estima-se que a companhia tenha mais de 9 bilhões de euros em dívidas. O pedido de proteção de credores é considerado a maior falência da história da Espanha.
A Abengoa é responsável por operar 4,2% do sistema de transmissão brasileiro, são cerca de 4.200 km de linhas de transmissão, 21 subestações e cerca de 5.200 MVA em transformadores. O fluxo de energia que passa nestes equipamentos, em média diária, atinge patamares no entorno de 4.400 MW, que corresponde a cerca de 5,5% da energia que o Brasil consome, segundo informações da empresa espanhola.
"Esperamos solucionar o CreditWatch o mais rápido possível e no máximo em 90 dias, avaliando o potencial contágio ao projeto do pedido de recuperação judicial da Abengoa. Caso nossa visão seja de que não há isolamento entre o projeto e quaisquer de seus acionistas controladores, isso poderá levar a um rebaixamento de diversos degraus. Por outro lado, caso o isolamento do projeto se confirme, não esperamos uma alteração do seu rating", disse a Standard & Poor’s.