Com uma expectativa de um El Niño que pode trazer temperaturas extremas, a Light lançou nesta segunda-feira, 21 de dezembro, o seu plano de ação para o verão 2015/2016. O plano prevê uma série de ações integradas, preventivas e emergenciais para mitigar o efeito dos temporais, comuns nesse período e que mais trazem interrupções de energia. De acordo com Dalmer Souza, superintendente de distribuição da Light, a carga costuma ter um aumento de 35% na estação mais quente do ano, o que também faz a execução do plano importante.

"O plano traz um aumento do efetivo de equipes em campo, porque nessa época do ano, a sazonalidade das ocorrências aumenta e precisamos manter um padrão de qualidade aos clientes", avisa. De janeiro a setembro deste ano, a distribuidora investiu R$ 555,5 milhões na modernização e expansão das redes e na melhoria na qualidade de energia.

Dentre os investimentos feitos estão a modernização da Subestação Gardênia e a construção da subestação Olímpica. As ações do plano envolvem o aumento de 40% no contingente, chegando a 1.700 profissionais. No call center da concessionária, os postos de atendimento saltam de 116 para 184 e o número de atendentes pode chegar a até 423, crescendo 60%. O número de equipes também recebeu atenção especial no plano. Nos dias normais, elas serão 205, mas nos dias críticos – aqueles em que a possibilidade do volume de ocorrências ser anormal devido a algum fator climático – o número sobe para 287.

Ele conta que o aparato tecnológico atual permite que haja um dimensionamento melhor que nos anos anteriores, indo para um planejamento que vai além do aumento das equipes de atendimento. "Como hoje podemos prever uma tempestade horas antes que ela aconteça, podemos dobrar o efetivo, dependendo da tempestade", avisa o executivo. Ainda segundo ele, isso torna o plano menos rígido, melhorando a disposição dessas equipes. A empresa também busca neste Plano Verão resultados mais efetivos. Produtividade, improcedência e restabelecimento do sistema em menor tempo estão nos itens com expectativa de melhora. "Temos todo um monitoramento de todas as equipes", observa. Isso pode trazer uma melhora nos índices de qualidade da distribuidora.  

Nos centros de operações da distribuidora também há um aumento de ações. Painéis automatizados darão o status das ocorrências tanto na alta quanto na média tensão. Será possível fazer o acompanhamento em tempo real dos serviços das equipes. Um time de profissionais 30% maior, com 80 integrantes vai fazer essa gestão em tempo real, podendo atuar na rede inclusive de modo remoto.

Ações contra furtos de energia continuam sendo feitas pela Light. Até 2018, ela deve investir R$ 2 bilhões contras as perdas. A distribuidora tem uma das maiores perdas por área de concessão, com cerca de 40%. Esse percentual é equivalente ao consumido pelo estado do Espírito Santo. A Light também vem atuando nos pedidos de alteração de carga, pedindo aos clientes que façam a mudança, para que o aumento não aconteça à revelia, o que pede prejudicar vários consumidores.